sábado, 23 de fevereiro de 2013

Desenho de uma atividade online PPEL6









Desenho de uma atividade online PPEL6
 
Introdução
A Educação Musical é uma disciplina curricular com um programa específico e com uma vertente prática muito acentuada. Com a tecnologia a evoluir diariamente é necessário caminhar com a evolução tecnológica, de forma a ir ao encontro do aluno no mundo virtual em que eles hoje vivem. Esta atividade está pensada para os professores de educação musical que queiram conhecer o conceito de e-learning e pretendam desenvolver, nas suas atividades letivas, informática musical especificamente software de gravação e edição de música.
Objetivos
Gerais
- Refletir sobre o estudo da música via e-learning;
- Desenvolver e aprofundar conhecimentos de software musical;
Específicos
- Como abordar o e-learning na musica;
- Trabalhar, produzir, masterizar e editar uma gravação no software “audacity” ou outro que pretendam;

Planificação da atividade

A atividade terá a duração de 3 semanas.

Orientações detalhadas neste link:
https://docs.google.com/document/d/1nSQc8KiQn8qmWOg2yI7WqXQDT0K8QvaM1SsV9B0eAZo/edit

Semana 1

1-    Pesquisar livremente na web informação sobre música via e-learning

2-    Consultar recursos disponibilizados

3-    Participação no fórum disponibilizado para o efeito aqui:

4-    Realização de um trabalho escrito, não mais que 2000 palavras, a publicar livremente na web sobre a informação que recolheu sobre música via e-learning

Orientação detalhada Semana 1

Iremos nesta semana refletir sobre o e-learning e como este se aplica na música. Pretende-se conhecer historicamente o e-learning e como este tem evoluído, e nesta abordagem emergente, música via e-learning, como se tem desenvolvido e pode desenvolver.

-Pretende-se nesta atividade que explorem os recursos disponibilizados e que outros que complementem o estudo da temática.

 -Comuniquem com os colegas no fórum disponibilizado para a temática   https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning

-Partilhem as vossas ideias em serviços disponíveis na web como o delicious, um blog, facebook, etc, usando sempre que se aplique a tag #musicL .

-Produzam e publiquem o trabalho escrito, com um máximo de 2000 palavras, num local á vossa escolha, google docs, blog, e disponibilizem o endereço no fórum: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning


Semana 2

1-    Pesquisar livremente na web termos e software de informática musical e elaborar um dicionário a elaborar colaborativamente e publicar aqui: https://docs.google.com/document/d/1RoiaHYliQ6fSR1jUyT6PsVj3DT3FNfUHB1ycl-0Hi0k/edit
 
2-    Consultar recursos disponibilizados
3-    Elaborar uma definição em grupo de Gravação, Masterização e Edição


5-   Instalar o programa audacity, ou outro que pretenda e ambientar-se ao programa

6-   Elaborar um documento, no máximo de 2000 palavras, de opinião pessoal, a publicar num local à vossa escolha na web, fundamentado sobre as potencialidades do programa a trabalhar, se se aplicar usar a tag #musicL.


Orientação detalhada semana 2

-Explorem recursos disponibilizados e pesquisem outros pertinentes para a temática.

-Durante esta semana espera-se que o formando adquira novos conceitos e se familiarize com termos específicos de informática musical como: Midi, software, porta de comunicação, microfone, mesa de mistura, controlador midi, captação, delay, audacity, cubase e outros termos ou nomes de softwares que achem relevantes para a elaboração do dicionário, devem fazer o dicionário colaborativamente, ou seja á medida que encontram um termo colocam-no no documento de forma a que tenhamos no fim da semana o maior numero de termos possíveis. Publicar aqui: https://docs.google.com/document/d/1RoiaHYliQ6fSR1jUyT6PsVj3DT3FNfUHB1ycl-0Hi0k/edit

-De seguida devem também colaborativamente fazer a definição da turma de Gravação, Masterização e Edição aqui:  https://docs.google.com/document/d/1-vDBkZejfil3t_OqPzv2paZjPPA54kw4IWMrnjH8ftI/edit

-Sempre que achem necessário usar o fórum para dúvidas ou partilha de ideias:
 https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning
-Instalar o programa audacity, ou outro que pretenda e ambientar-se ao programa, testar gravação, testar captar som, testar inserir efeitos, testar exportar ficheiro em Wav e MP3.

Semana 3

1-    Gravar, masterizar e editar uma música publicando-a livremente na web.

2-    Elaborar um documento final, com o máximo de 9000 palavras, a publicar livremente na web sobre a aplicação do programa “audacity”, ou outro que tenha trabalhado, na música via e-learning.

 
Orientação detalhada da semana 3

-Explorar recursos disponibilizados.

-Sempre que achem necessário usar o fórum para dúvidas ou partilha de ideias:
https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning
 
-Devem escolher uma música, ou peça que consigam executar com um instrumento musical ou voz, onde consigam fazer captação do som e gravar no PC, masterizar introduzindo os efeitos que achem pertinentes na pista que gravaram, e por fim  exportar em MP3 e Wav, publicando-a num local à vossa escolha, sempre que se aplique utilizar a tag #musicL.Deverá ser submetido o link do enderço web aqui: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning

-Devem elaborar um documento, com o máximo de 9000 palavras, onde façam uma reflexão sobre os conceitos assimilados, os termos que adquiram e sobre a possibilidade  de aplicarem estes programas e ferramentas nas vossas aulas, bem como a forma como se poderá aplicar na música via e-learning. Deverá ser submetido o link do documento aqui: https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/musica-via-e-learning

Avaliação

Será avaliada a participação dos formandos na atividade nos seguintes moldes:

1-Trabalho sobre música via e-learning -5 Valores

Critérios:

Relevância dos itens contribuídos, disponibilizados e pesquisados- 1 Valor

Comunicação no fórum com relevância das intervenções- 1 Valor

Partilha das  ideias em serviços disponíveis na web- 1 Valor

Clareza, qualidade e relevância do documento produzido- 2 Valores

2-Elaboração do dicionário de termos de informática musical - 5 Valores

Critérios:

Relevância dos itens contribuídos- 2.5 Valor

Rigor das definições- 2.5 Valores

3-Participação na elaboração da definição em grupo de Gravação, Masterização e Edição- 2.5 valores

Critérios:

Qualidade dos itens contribuídos- 2.5 Valores

4-Elaboração do documento sobre as potencialidades do programa a trabalhar - 2.5 Valores

Critérios:

Relevância dos itens contribuídos, disponibilizados e pesquisados- 1 Valor

Clareza, qualidade e relevância do documento produzido- 1.5 Valores

5-Gravar, masterizar e editar uma música- 2.5 Valores

Critérios:

Captar o som claramente- 1 Valor

Inserir efeitos- 1 Valor

Exportar em WAV e MP3- 0.5 Valor

6-Documento final sobre a aplicação do programa de gravação que utilizou na música via e-learning- 2.5 Valores

Critérios:
 
Clareza, qualidade e relevância do documento produzido- 2.5 Valores


Fundamentação Pedagógica

A formação continua ou ao longo da vida é cada vez mais uma necessidade na vida de um docente. A informação circula na rede a uma velocidade alucinante e nos meios tecnológicos a evolução é quase que diária. A disciplina de educação musical tem vindo a sofrer evoluções como tudo na área da educação. Com o desenvolvimento da Tecnologias da música na última década, é imperativo que os docentes nesta área busquem formação e atividades que envolvam mais os alunos com ambientes, que cada vez mais são naturais para eles, o computador, a Internet.

Esta atividade tem como objetivo a reflexão, a pesquisa e assimilação de conhecimentos na área da música via e-learning, partilhar conhecimentos com formandos sobre as aprendizagens auto-dirigidas, promover a aprendizagem pela descoberta, pesquisa e de forma colaborativa, assim como desenvolver as competências de pesquisa e análise crítica, promover a construção de conhecimento através da partilha, debate, as grandes linhas do e-learnig. Pretende-se que o formando faça parte de um projeto ativo no processo da sua aprendizagem.

O formando trabalhará com software musical esperando-se que fique dotado de algumas competências para que num futuro próximo possa desenvolver atividades no dia a dia, na área da tecnologia da música.

Esta atividade decorre na modalidade eLearning, explorando a abordagem pedagógica socio-construtivista. A atividade baseia-se na pesquisa de informações sobre o tema, no estudo de recursos disponibilizados pelo formador/professor e na entrega de documentos e artefactos descritivos nos exercícios propostos. A atividade divide-se em três semanas com comunicação assíncrona.
O professor é moderador, orientador, motivador, facilitador da aprendizagem e de construção de redes de saber e reflexão, fornecendo as indicações e os recursos necessários para que os formandos/estudantes atinjam os objetivos pré-definidos.


Centro de recursos

Consultar aqui:


Semana 1

Consultar:





Semana 2

Consultar:




Semana 3

Consultar:





 

Sem comentários:

Enviar um comentário